CARTA DE ESCLARECIMENTO

Hoje, 20 de fevereiro de 2017, iniciaram-se as aulas do curso de Medicina Veterinária da Faculdade ANCLIVEPA, o que concretiza uma etapa, e inicia outra, ambas importantes. No ano de 2013 (nota técnica número 388/2013 MEC, http://www.abmes.org.br/…/OrientacoesPosGraduacaoLatoSensu.… ), o Ministério da Educação normatizou a oferta dos cursos de especialização lato sensu em todas as áreas do conhecimento no território nacional, o que implicou no cancelamento da parceria que existia entre outras instituições de ensino superior e a ANCLIVEPA-SP para o credenciamento de nossos cursos de especialização, iniciados em 2002. Neste momento, precisávamos tomar um decisão entre duas: suspender a oferta dos cursos de especialização lato sensu, ou termos uma instituição de ensino superior, vinculada a nossa associação, que pudesse certificar nossos cursos, em acordo com o novo regulamento. Optamos pela segunda.
A partir de então, passamos a cumprir com todos os critérios impostos pelo MEC, para que pudéssemos credenciar um curso de graduação em medicina veterinária. Dentre estes critérios, fora necessário que se constituísse uma pessoa jurídica de direito privado denominada Centro Educacional ANCLIVEPA Ltda.
Simultaneamente, nos cadastramos no MEC, para passarmos pelas avaliações, a fim de credenciar o curso. Esta etapa foi muito árdua, pois tivemos que cumprir com todas as exigências do MEC e do CFMV, e assim apresentamos plano pedagógico, estrutura física, corpo docente, etc., uma vez que a avaliação sempre é realizada sobre o curso (Faculdade ANCLIVEPA) e sobre a mantenedora (Centro Educacional). Estas ações convergiram para a aprovação do nosso curso de graduação em Medicina Veterinária, com publicação em diário oficial da data de 13 de dezembro de 2016 (e-MEC 201502563. Parecer CNE/CES 577/2016).
Deste modo, comunicamos que a implantação da Faculdade ANCLIVEPA visa a oferta de cursos e programas na área de ciências agrárias (CNPq) e da saúde (Resolução CNS nº 287/1998), com todos os critérios exigidos para tal, e nosso egresso será graduado como médico veterinário no sentido amplo da profissão, uma vez que a matriz curricular contempla todas as disciplinas necessárias para que se estabeleça a competência para exercício da profissão (zootecnia e produção animal, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública, e clínica veterinária).
A Faculdade ANCLIVEPA tem como missão desenvolver atividades de ensino, de pesquisa e de extensão em Medicina Veterinária; formando e aperfeiçoando profissionais compromissados com a saúde animal e a saúde humana ou saúde única, o meio ambiente, a qualidade de vida, o desenvolvimento humano, a sociedade sustentável, a equidade social e os direitos humanos; contribuindo para o desenvolvimento, o bem-estar, a qualidade de vida dos cidadãos que habitam sua região de inserção e cumprindo, assim, sua função educacional e social. E, em consonância com nossa expertise na subárea de clínica veterinária em pequenos animais, o nosso foco é formar egressos com competência plena para atuar nesta área.

José Fernando Ibanez
Presidente da ANCLIVEPA-SP

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DA FACULDADE